Release


Ademir Junior tem se destacado no cenário da música instrumental brasileira desde 1994, como Saxofonista, Clarinetista, Arranjador, Compositor, Professor de Harmonia, Improvisação e Maestro.

Em Fevereiro de 2014 assinou como Artista de duas importantes marcas de instrumentos e acessórios musicais, a “Henri Selmer Paris” e a “Vandoren”, sendo o primeiro saxofonista brasileiro de jazz a se tornar Artista da Selmer.

Tem quatro álbuns lançados: “Gratidão” - 2002, “Vitória na Cruz” – 2007, "Brasilidades" lançado em 2009, com participação especial de Hermeto Pascoal e “Camaleão I” lançado em 2013 com participação especial do saxofonista Bob Mintzer.

Em 2010, idealizou a Brasília Big Band, hoje intitulada "Orquestra JK", formada por 18 músicos profissionais de Brasília, tendo obtido atuações calorosas em festivais de música.

Participa de cursos e festivais em todo país como professor de Improvisação e Maestro de Big Band.

Participou do volume 124 da série de playbacks de Jamey Aebersold, onde o tema é musica brasileira. O álbum traz uma novidade, que é a inclusão de solos de demonstração onde constam 3 solos de clarineta.

Já se apresentou e gravou com vários artistas, entre eles, Bob Mintzer, Chris Potter, John Patitucci, Hermeto Pascoal, Roberto Menescal, Elza Soares, Mat’nalia, Toninho Horta, Guinga, Rosa Passos, Alexandre Pires, Artur Maia, Idriss Boudrioua, Toninho Ferraguti, Jhonny Alf, Nico Assumpção, Lula Galvão, Vitor Santos, Hamilton de Holanda, Grupo Solo Brasil etc.

Seus principais educadores foram Luis Gonzaga Carneiro na Clarineta e o professor Ian Guest em Harmonia. Teve seu inicio nos estudos musicais aos 7 anos com o seu Pai.

Em 1993 aos 17 anos conquistou a segunda colocação no concurso de jovens solistas em Piracicaba, São Paulo.

Em Março de 2005, Ademir se apresentou com o Grupo Choro Livre no Festival de Culturas e civilizações dos desertos Árabes em Dubai (Emirados Árabes).

Idealizou o Curso de Improvisação como matéria do Curso Internacional de Verão de Brasília (CIVEBRA), na Escola de Música, desde 2005 tendo completado mais de 20 edições por todo país motivando e educando músicos de todas as idades na arte e no conhecimento técnico da improvisação.

Atualmente é Artista Selmer e Vandoren, Maestro da Orquestra JK, Diretor Artístico da JK Produções Musicais e Músico da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal