Selmer e Vandoren

O SUCESSO DO SAXOFONE BRASILEIRO NA FRANÇA
Se o Brasil tem motivos de sobra para se orgulhar de seus campeões no esporte e de estrelas em sua música, agora dois nomes do saxofone brasileiro passam a integrar essa extensa lista de representantes da música brasileira no exterior. Acabam de selar contrato com a mais importante e tradicional fábrica de saxofones do mundo, Selmer Paris, sendo o primeiro saxofonista brasileiro de jazz Artista Selmer, Ademir Junior, e junto com ele Carlos Gontijo, representando o saxofone erudito. Os dois são saxofonistas brasilienses, militares das bandas da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros. Além de terem se tornado artistas Selmer, também fecharam como artistas Vandoren, a mais conceituada marca de palhetas do mundo. As empresas enxergam nos dois grandes potenciais para representá-las no Brasil e na América Latina. Foram convidados para participar do Festival “Portes Ouvertes” em Rouen, primeira vez, em mais de 50 anos de existência do festival, um grupo ou artista de nacionalidade brasileira estará presente divulgando a música brasileira. Além do show, Ademir Junior, lecionou dois workshops de música brasileira, um para uma classe de improvisação de uma escola pública e outro para a mesma escola só que classe de big band. Em Paris fizeram a “Noite Brasileira” na Selmer, show que celebrou o contrato como Artistas Selmer. O publico aplaudiu muito, foi caloroso e curtiu cada momento principalmente nas musicas brasileiras, quando mexiam o corpo sugerindo o ritmo da musica executada. "Foi um dos melhores shows da minha vida", afirma Ademir Junior. A Vandoren foi procurada por muitos formadores de opinião que estavam no concerto do dia anterior e que disseram: aqueles dois músicos brasileiros que tocaram na Selmer deveriam ser artistas Vandoren. Um dia depois fechamos com a Vandoren, diz Ademir.
“Com relação à Selmer, o diretor Comercial e Artístico Florent Milhaud, me disse que ele ficou muito feliz com o nosso concerto e muito mais com o nosso acordo por ser artistas selmer a partir de agora. As pessoas que foram ao nosso concerto nos encheram de elogios e muitos disseram que não sabiam que existiam músicos do nosso nível e com um trabalho de extrema qualidade como o nosso. Individualmente, da parte clássica, comigo e a pianista, tivemos muitos elogios e o mais marcante foi o elogio de dois compositores de Paris que achou a música "clássica" brasileira extremamente refinada e que nossa interpretação foi impecável. Um deles pegou meus contatos e disse que iria escrever uma peça para mim. Da parte "popular", com o Ademir e o quarteto, todos gostaram muito. Tiveram muitos elogios do tipo: "Você é o melhor saxofonista improvisador do mundo... o melhor que já vi..", palavras de um admirador assíduo do jazz que estava nos assistindo. Todos ficaram impressionados com a noite de música brasileira na Sala SELMER! Quanto à VANDOREN, foi realmente surpreendente, pois pela manhã, o diretor geral da VANDOREN Jean-Paul Gauvin, recebeu em seu escritório alguns músicos que nos assistiu no dia anterior e eles o disseram que eu e o Ademir tínhamos que ser artistas VANDOREN e que ele tinha que entrar em contato conosco, e quando ele estava indo na Selmer para pedir nossos contatos, nós chegamos na VANDOREN antes dele sair e foi uma festa! Ele nos recebeu super bem, nos elogiou e disse que seria um prazer nos ter como artista VANDOREN. Tiramos fotos e ele nos ofereceu acessórios. Em Rouen, as pessoas não param de nos elogiar e até hoje eu recebo elogios e palavras de agradecimentos pelo concerto e as outras atividades que participamos.” Carlos Gontijo “Podemos perceber no público Francês a grandeza da nossa música brasileira. Eles enxergam a MPB como uma verdadeira ciência. Pude perceber tudo isso quando nos primeiros ensaios com músicos franceses, eles ficavam numa expectativa diferenciada, esperando e pedindo qualquer comentário da minha parte sobre como estavam tocando. Até mesmo o Diretor do Conservatório de Rouen Claude Brendel em uma conversa afirmou que apesar de extremamente bela, a música brasileira é muito rica em aspectos rítmicos, e para eles franceses tem contextos de partituras que são extremamente complicados para se interpretar. As experiências musicais me mostraram esse valor com que nossa música é vista e como a expectativa deles para comigo era tamanha, pois com quase todos músicos que tive contato eles já vinham conversar dizendo que tinham visto meus vídeos no youtube. A receptividade na Selmer foi surpreendente. Fui apresentado ao diretor comercial Florent Milhaud e o mesmo me deixou super a vontade para testar os diversos saxofones. Escolhi um para tocar no concerto e no outro dia acabei ficando com outro. O concerto foi muito caloroso, o público estava muito atento a cada nota, os músicos, alunos do Conservatório de Rouen tocaram muito bem e viajaram cerca de 100 km para tocar comigo gratuitamente. Percebi que há uma carência dentro e fora do Brasil com relação ao conhecimento da nossa música. Conhecimento técnico e acadêmico. Estudamos a música europeia e americana, enquanto os americanos e europeus desejam estudar a nossa música. A nossa música em geral ainda é gerada de forma popular, mas não estudada profundamente como deveria. Não temos muitas escolas de música no país que mostrem os valores e o legado que já existe em nossa música. Há muita gente estudando e ensinando, mas na dimensão de um país esse número ainda é irrisório e isso precisa mudar. Há um desejo por parte de muitos lugares fora do Brasil em conhecer de forma estudada a nossa música, pois reafirmo, eles a enxergam como uma verdadeira ciência. Pra fechar a viagem, nos unimos agora como artistas da Vandoren, abençoados pelo grande Jean-Paul Gauvin que nos brindou com a oportunidade de representar essa excelente marca de palhetas, boquilhas e acessórios musicas. Estamos diante agora de uma grande oportunidade de representar essas duas excelentes marcas e também representar nosso país e nossa música em cada oportunidade por meio das portas que se abrirão. O que esperamos é que possamos receber apoio para maximizar nosso potencial nos próximos eventos, festivais e oportunidades que vem pela frente, pois certamente não só as marcas Selmer e Vandoren nos abriram grandes portas, mas tem muitos lugares que precisamos levar nossa arte como representantes do saxofone e da nossa música brasileira.”
Ademir Junior